28 março 2013

Leite artificial também é um ato de amor.

Passei os últimos dias intercalando entre dar mamadeira à Manu, fazê-la dormir, trocá-la e pesquisar na net sobre amamentação artificial e encontrei apenas dois artigos defendendo quem não consegue a amamentação materna. No final desse post coloco as fontes onde me guiei para escrevê-lo.

Duas coisas são indiscutíveis: A pressão da sociedade para ser uma "mãe vaca", e os benefícios do leite materno para o bebê. Mas e nós que não conseguimos amamentar, como ficamos? Só vejo pressão em cima das mães para que amamentemos, ninguém vem perguntar se isso é possível, se estamos bem, ou não.

Pra onde quer que você olhe vê campanhas dizendo que se deve amamentar exclusivamente com LM até os 6 meses, que nada substitui o LM, que o bebê não precisa nem de água .. apenas LM. E cadê o apoio as mães que não tem como dar o tal LM?? Desculpa dizer mas... chega a ser uma certa lavagem cerebral.

Claro que existem casos de mães que não querem amamentar por motivos, digamos, fúteis... mas aquelas que não amamentam por não conseguirem são incluídas no pacote do preconceito. Existem aquelas que não produzem leite, aquelas que têm doenças que as impedem de amamentar, também aquelas que não têm leite o suficiente para o bebê... enfim, são diversos o casos em que a amamentação tem que ser artifícil, ou complementada com LA.


Diz que amamentação reforça o vínculo entre mãe e filho, quer dizer que se eu não amamentar com o peito vou ter um vínculo menos amoroso com minha filha? Ah, pelo amor de Deus!! Minha filha é minha vida, eu dando o peito ou uma mamadeira. Como diz em um dos artigos que li "se levantar de madrugada, fazer a mamadeira, esperar arrotar, ficar olhando por mais de uma hora pro rostinho dela pra ver se ela não vai gorfar e se afogar, não for um ato de amor eu não sei o que é."

Deixando claro: eu não sou contra amamentação com leite materno!!

Eu só sou a favor de não crucificarem quem não amamenta.

Existem várias maneiras de demonstrar afeto, além de amamentando. Até porque a amamentação pode se tornar um ato automático, não de carinho.. amor.
Amar é cuidar, acariciar... se preocupar. Ser mãe é muito, mas muito mais do que produzir leite.




Leia também.

http://neonatologiakk.blogspot.com.br/2010/11/pressao-de-ser-uma-mae-vaca.html
http://www.bigmothernsbrasilia.com/2011/06/leite-artificial-tambem-e-um-ato-de.html



Beijinhos.

4 comentários

  1. amei! muito interessante este poste

    http://cantaalegremente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. isso menina
    maravilhoso post
    lindo fim de semana
    bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Post maravilhoso, tenho certeza de q c esta ajudando muito a outras maes que passam pelo mesmo que vc e se sente as vezes culpadas ou impotentes diante dessa situação, mas não é assim. Deus te abençoe pela coragem e jeito pra se falar do assunto.

    ResponderExcluir