22 março 2013

Consulta pediatra - Icterícia (Amarelão)



Segunda - feira, 18/03 cedinho, as 07h fui à maternidade fazer drenagem das mamas pois estavam muito empedradas, e uma delas com começo de mastite. Fui muito bem recebida e orientada, e durante a drenagem comentei com a médica que minha bebê estava muito amarelinha, com os olhinhos amarelados e que isso estava me preocupando. Ela me deixou ainda mais preocupada pois imediatamente mandou chamar um pediatra e pediu que buscassem minha menina que estava com minha mãe na entrada do hospital. Disse que provávelmente internariam minha pequena pra fazer banho de luz, que fariam exame de sangue e etc... O pediatra chegou, e depois minha mãe com a Manu, ele tirou a roupinha dela e examinou cada pedacinho do corpo dela e disse que realmente ela estava com icterícia, o conhecido amarelão em recém nascido. Aih que desespero, pensei que ele iria interna - la, que eu ficaria longe dela... mas ele me acalmou dizendo que por enquanto não havia necessidade de internamento, mas precisava de acompanhamento de perto de um pediatra, que eu deveria procurar um o rápido possível.

Saí de lá já pesquisando no celular um pediatra pra implorar um encaixe. Chegamos em casa e eu comecei a sessão de ligações, liguei pra vários médicos e nenhum tinha horário pra já, até que liguei pra um que tinha horário para o mesmo dia, aceitei na hora. Liguei para o marido que disse que já tava saindo do trabalho pra nos levar.

Chegamos ao consultório, uma bela casa bem aconchegante. Pouco tempo demais nos chamaram para a consulta, e quem nos atendeu era um senhorzinho bem velhinho, ou seja.. um médico bem experiente. Ele pediu que eu tirasse toda a roupinha dela, apertou ela todinha, pesou (ela havia perdido mais peso ainda), esticou os bracinhos, perninhas, fez ela dar uns passinhos e claro que eu me derreti inteirinhaaaa ... olhou a boquinha dela, e confirmou o amarelão.. disse que temos que acompanhar para ver se não aumenta, prestar muita atenção em cada detalhe. Pediu que retornassemos na quinta - feira para ele ver como ela estava.

Então.. aconteceram todos aqueles problemas com a amamentação que relatei AQUI, e a Manuzinha passou a mamar Aptamil 1.

Na quinta - feira, dia 21 fomosmà consulta, e pra minha surpresa, com o Aptamil ela ganhou peso, contei ao dr. o que aconteceu com meus seios e ele falou que realmente o leite materno é muito bom, mas que não seria o suficiente pra Manu e que se quisesse continuar amamentando, deveria dar os dois peitos à ela, e deixar uma mamadeira com o leite artificial do lado para dar a ela após ela mamar em mim. Agora estou me sentindo menos culpada, mas vou fazer um post quanto a isso para ajudar outras mães que não aconseguiram amamentar a não se sentirem culpadas (já adianto que se alguém que me acompanha é totalmente contra pessoas que não conseguem amamentar ,quando ver o título de algum post que tenha haver com amamentação com leite artíficial, nem leia .. pois excluírei qualquer comentário negativo quanto a isso!!)

Mas quanto o amarelão... ela continua com o problema, diminuiu um pouco.. e por isso ele pediu que retornassemos na segunda dia 25/03 para vermos o que fazer. Mas gente, eu to ficando cada vez mas preocupada porque li na net que icterícia tem riscos para o bebê, de surdez, retardo mental e até morte. Então, acho que não vou esperar até segunda, e vou levá-la hoje de noite à uma maternidade e pedir consulta de emergência com um pediatra, e fazer logos os exames pra ver o que pode ser feito pra ela melhorar o mais rápido possível. Não sei se estou certa em não esperar o pediatra dela decidir o que fazer, mas tenho medo de ficar esperando e dar alguma complicação.



5 comentários

  1. Aline linda faça o que seu coração estar a falar
    já viu aquele ditado mãe não se engana
    e cuidados nunca é demais
    desejo melhoras pra Manu
    bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi mamãe se o medco disse que não a necessidade não deve se preocupar espere pois ictericia so faz realmente mal a partir do ponto ode o bebe vomita muito e passa amlela não esta assim então descanse muito pior vc leva-la novamente a outromedico e acabar por fazer milhares de exames desnecessarios.sabe o que cura??? acho que ninguem te falou maissuamãe deve saber que voce deve tomar banho de sol com ela antes das 10 da manha aproveote e fique sem sutian no sol se possoivel isso vai ajudarr a cicatrizar os seiosbommuitas dicas e opinioes rrsrsr bjjjsss

    ResponderExcluir
  3. Miga pense que cada uma tem sua experiencia e aprendizado na maternidade, nenhuma sabe mais que a outra e tão pouco faz mais.. cada quais tentam ser melhores possiveis para seus filhos.

    ResponderExcluir
  4. Amg, muitos bebes tem esse probleminha, geralmente passa sozinho com banho de sol, e se não passar com isso, passa com banho de luz, não se preocupe não, porque o nervosismo vai afetar ainda mais o seu leite. Fique calma se o medico disse que segundo vai avaliar ela de novo, não sofra por antecipação, como você disse ele é experiente. Fique em paz que logo logo sua princesa não vai ter mais nada'

    ResponderExcluir
  5. amigaaa não fica muito pensando nesses riscos, acho que vc tem que questionar o pediatra mas se vc ficar procurando na net vai ficar ainda mais tensa preocupada, de repente ela vai se curar rapido desse amarel~/ao e não ter nada demais vc vai amiga vai ficar td bem..bjinhos pra vcs duas viu

    ResponderExcluir